RELAÇÃO DOS CURSOS

 

CÁLCULOS FINANCEIROS

 

CONTROLADORIA E ANÁLISE FINANCEIRA

 

FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR

 

MERCADO FINANCEIRO

 



CÁLCULOS  FINANCEIROS

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA COM USO DE CALCULADORAS

 

Objetivos

            O curso tem por objetivo desenvolver os fundamentos conceituais e técnicos da Matemática Financeira, assim como demonstrar suas principais resoluções e aplicações práticas. É atribuída grande importância ao raciocínio financeiro na solução dos problemas.

            O curso cobre o uso de calculadoras financeiras com ênfase na linha HP (HP 12 C), abordando suas principais operações básicas e funções financeiras.

 

 A Quem se Destina

            Dado seu caráter de módulo básico, o curso é recomendado a todos os profissionais que necessitem aprender Matemática Financeira e que se encontrem preocupados com o aprimoramento de seus conhecimentos técnicos.

 

 Programa

            Revisão de matemática; matemática financeira, juros simples e juros compostos; valor presente e valor futuro; equivalência de capitais e de taxas de juros; taxas de juros efetiva, nominal e equivalente; descontos comerciale bancário; juros por dentro e juros por fora; inflação e poder de compra do dinheiro; aplicações financeiras e empréstimos bancários; fluxos de caixa; carência; sistemas de amortização de empréstimos e financiamentos (SAC, Francês, Tabela Price, Americano, Misto e Variável); planilhas financeiras, coeficientes de atualização de dívidas; índices de preços.

  

Carga Horária Básica: 20,0 horas

topo

 

 

 

CALCULADORA FINANCEIRA  -  HP 12 - C

 

Programa

 

  • Operações Básicas de Uso: Teclado, o modo RPN, cálculos, pilha operacional e cálculos em cadeia, intercâmbio de valores, memórias (registradores) e recuperação de números, operações com registradores, a tecla CLEAR (apagar) e LSTx, memória contínua, visor.

 

  • Funções Percentuais e de Calendário: Problemas de cálculo de porcentagem (montante, diferença, porcentagem do total e variação percentual), calendário, datas futuras e datas passadas, número de dias entre duas datas.

  

  • Funções Financeiras: Registradores financeiros, limpeza, cálculo de juros simples, a convenção de fluxo de caixa, cálculos de juros compostos, pagamentos antecipados, postecipados e com carência, período singular de juros, amortizações, fluxos de caixa convencionais e não convencionais, valor presente e valor futuro, taxas equivalentes, cálculo da IRR e do NPV, construção de planilhas financeiras (tabela Price) na HP, análise de investimentos.

 

  • Funções matemáticas e Estatísticas: Inverso, raiz quadrada, logaritmo, expoente, fatorial, arredondamento, parte inteira e parte fracionária de um número, mudança de sinal, média simples e média ponderada, desvio padrão e variância, correlação, ajuste da reta de regressão linear e estimativas lineares.

 

 

Carga Horária Básica: 12,0 horas

  topo

 

 

 

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA E SUAS APLICAÇÕES

  

Objetivos

            O curso tem por objetivo cobrir não somente os fundamentos técnicos e conceituais da Matemática Financeira, como também desenvolver suas principais aplicações práticas, destacando-se as áreas de compras, vendas, finanças, formação de preços, contabilidade e mercado de capitais. O enfoque adotado no curso é bastante prático e ajustado à realidade dos negócios e da economia.

 

Está prevista a utilização de calculadoras financeiras durante o curso, co ênfase na linha HP.

 

 A Quem se Destina

            Empresários, profissionais e consultores técnicos, executivos financeiros, executivos de compras, vendas e produção, Contadores e demais interessados no aprendizado eficiente da Matemática Financeira e de suas diversas aplicações práticas.

 

 Programa

 

  • Conceitos Gerais de matemática Financeira: juros simples e kuros compostos; formulações; equivalência de capitais; valor presente e valor futuro, fluxos de caixa; fluxos de caixa convencionais e não convencionais; carência e entrada.

 

  • Descontos Bancários: operações de desconto; juros por dentro e juros por fora; o prazo e a taxa nas operações de desconto; borderô; taxas de desconto decrescentes para prazos crescentes.

 

  • Aplicações em Títulos de Renda Fixa: taxas pré-fixadas e taxas posfixadas; a influência do IR; rentabilidade efetiva; remuneração pelo risco da aplicação; aplicações disponíveis no mercado financeiro brasileiro: CDB, Letras de Câmbio, Debêntures, Caderneta de Poupança etc.; mercado interfinanceiro e taxa over; operações hot money.

 

  • Empréstimos para Capital de Giro: duplicatas; reciprocidade bancária e floating bancário; empréstimos para capital de giro; operações financeiras com taxa over; juros por dias úteis e juros por dias corridos; contas garantidas e o método hamburgês; custo efetivo.

 

  • Estratégias Comerciais de Compra e Venda: vendas a vista e vendas a prazo; descontos financeiros; formação do preço de venda a valor presente; estratégias de compras; resultados empresariais a valor presente; custo efetivo das compras a prazo; antecipação de compras de estoque.

 

  • Empréstimos e Financiamentos: elaboração de planilhas de amortização pelos sistemas SAC, Price, Americano e Francês; FINAME; financiamento pela TJLP; operações de arrendamento mercantil -  Leasing; custo efetivo; coeficientes de financiamento; operações de financiamento com carência e com entrada; apropriação contábil de encargos financeiros de empréstimos e financiamentos.

 

  • Carteiras: custo (rentabilidade) médio de uma carteira; prazo médio de carteiras; carteiras com prazos diferentes e com diferentes momentos de aplicação.

 

  • Reposição de Ativos e Análise de Investimentos: interpretação e análise dos métodos de engenharia econômica: taxa interna de retorno – IRR e valor presente líquido – NPV; comparações entre os métodos; aspectos conflitantes; custo equivalente anual; critérios de decisão; substituição de ativos.

  

 Carga Horária Básica: 24,0 horas

  topo

 

 

 

 MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA AS OPERAÇÕES COMERCIAIS DE COMPRAS

 

 Objetivos

            O objetivo básico do curso é o de desenvolver os conceitos e técnicas de Matemática Financeira dentro do ambiente empresarial de compras e suprimentos. O curso tem conteúdo bastante prático, proporcionando o conhecimento das estratégias comerciais dentro da realidade brasileira.

            O curso é desenvolvido com o uso de calculadoras financeiras (ênfase na HP 12 – C), permitindo o aprendizado de suas diversas operações e funções disponíveis.

 

 A Quem se Destina

            Especialmente recomendado a todo pessoal envolvido com a área de compras e suprimentos da empresa e que deseje obter melhor qualificação técnica e capacidade decisória.

 

 Programa

            Critérios e formação dos juros; tipos de taxas de juros: nominal, efetiva, proporcional, equivalente, real e antecipada; taxas prefixadas e taxas pós-fixadas; as taxas de juros de mercado e o custo de oportunidade para as decisões de compras; estratégias de compras; compras a vista versus compras a prazo; descontos para compras a vista e descontos em cascata; custo efetivo das compras a prazo; custo do produto a valor presente e a preço de reposição.

 

 

Carga Horária Básica: 12,0 horas

  topo

 

 

 MATEMÁTICA FINANCEIRA APLICADA ÀS OPERAÇÕES DE VENDA E FORMAÇÃO DE PREÇOS

 

 Objetivos

            O objetivo básico do curso é o de desenvolver os principais conceitos e técnicas de Matemática Financeira voltados à formulação de estratégias comerciais de vendas e formação de preços.

            O curso é desenvolvido de maneira bastante prática, destacando a realidade brasileira no que se refere às condições da economia, mercado financeiro, tributos etc. 

            Está previsto no curso o uso de calculadoras financeiras (ênfase na HP 12 – C), suas principais operações e funções disponíveis.

 

 A Quem se Destina

            É preferencialmente indicado a executivos e profissionais da área de vendas que estejam interessados em desenvolver suas qualificações técnicas e conceituais. É recomendado, também, a pessoal de outras áreas que necessite conhecer mais qualificadamente a estrutura de preços e estratégias comerciais das empresas.

 

 Programa

            Como são formados os juros; diversos tipos de taxas de juros; estrutura das taxas prefixadas e pós-fixadas; créditos comerciais e cálculo de seus custos efetivos; custo de oportunidade das vendas a prazo; como formar preços de vendas; impostos incidentes sobre as vendas; metodologia de embutir os impostos sobre as vendas no preço final do produto; fator de mark-up para o cálculo do preço de venda; descontos financeiros; margem de contribuição a valor presente e a preço de reposição; formação do preço de venda a prazo; matemática financeira, estratégias de vendas e preços competitivos.

 

 Carga Horária Básica: 12,0 horas

 topo

 

 

ANÁLISE ECONÔMICA DE INVESTIMENTOS

 

Objetivos

            O curso tem por objetivo cobrir não somente os fundamentos técnicos e conceituais da Matemática Financeira, como também aprofundar o conhecimento e desenvolver suas principais aplicações práticas no âmbito da análise de investimentos. 

            O enfoque adotado no curso procura o raciocínio financeiro, de maneira a permitir um conhecimento mais sólido e eficiente na solução de problemas específicos de avaliação econômica de investimentos.

            Está prevista a utilização de calculadoras financeiras com ênfase na linha HP.

  

A Quem se Destina

            A todos os profissionais interessados no estudo das técnicas de Matemática Financeira aplicadas à análise de investimentos.

            Para um melhor aproveitamento do curso, é recomendável que os participantes possuam um conhecimento prévio básico de matemática Financeira e uso de Calculadoras Financeiras.

 

 

Programa

  • Cálculo Financeiro: formação das taxas de juros; diferentes tipos de taxas; equivalência financeira; acumulação de capital; fluxos de caixa.
  • Métodos de Avaliação Econômica de Investimentos: valor presente líquido; taxa interna de retorno; tempo de recuperação do capital – payback; custo equivalente anual; taxa de rentabilidade e índice de lucratividade; critério de decisão; o timing do investimento.
  • Análise Crítica dos Métodos: o pressuposto do reinvestimento dos fluxos intermediários de caixa; comparações entre a taxa interna de retorno e o valor presente líquido; alternativas com múltiplas taxas interna de retorno; decisões conflitantes; a intersecção de Fischer.
  • Análise Comparativa de Projetos: comparações entre alternativas de investimentos; investimentos com disparidade de tamanho e disparidade de tempo; comparando projetos com diferentes vidas úteis; projetos mutuamente excludentes, projetos dependentes e projetos independentes; avaliação de investimentos sob racionamento de capital.

 

 

Carga Horária Básica: 16,0 horas

 topo

 

 

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA E SUAS APLICAÇÕES NO MERCADO FINANCEIRO

 

 Objetivos

            A primeira parte do curso envolve uma revisão de matemática Financeira, abordando seus conceitos básicos e instrumental de análise. É dispensada ainda atenção para o aprendizado da calculadora financeira (ênfase na HP 12 – C), suas principais operações e funções diversas.

            Posteriormente, todo aprendizado é aplicado ao ambiente do mercado financeiro, analisando-se suas principais operações, instrumentos e metodologias de cálculo.

 

 A Quem se Destina

            A todos os profissionais interessados na aplicação da Matemática Financeira nas operações praticadas no mercado financeiro nacional.

 

 Programa

            Matemática Financeira e formação das taxas de juros; cálculos financeiros com taxas prefixadas e pós-fixadas; operações com títulos de renda fixa e incidência de IR; créditos comerciais, descontos de duplicatas e operações hot money; CDI; IOF; spread bancário; contas garantidas com taxas flutuantes; reciprocidade bancária; prazo médio e desconto médio de borderô de duplicatas; taxas antecipadas e taxas postecipadas; juros por dia útil e juros por dia corrido; taxa efetiva e taxa over; crédito direto ao consumidor; coeficientes de financiamento e de leasing; Finame e TJLP; taxa média e prazo médio de carteiras; indexadores da economia e taxa referencial de juros.

 

 

 

 Carga Horária Básica: 16,0 horas

 

 

 

CONTROLADORIA E ANÁLISE FINANCEIRA

 

 

CONVERSÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA MOEDA ESTRANGEIRA (IFRS E US GAAP)

 

 Objetivos

            O curso tem por objetivo apresentar e discutir os principais tópicos de conversão de demonstrações contábeis de acordo com as normas internacionais (IFRS) e norte-americanas de contabilidade (US GAAP).

  

A Quem se Destina

            Profissionais da área de Contabilidade e Controladoria envolvidos no processo de conversão de demonstrações contábeis para moeda estrangeira.

 

 Programa

§        Objetivos da conversão das demonstrações contábeis;

§        Principais diferenças entre os princípios contábeis internacionais e brasileiros;

§        Métodos de conversão (câmbio de fechamento e monetário e não monetário) e moeda funcional;

§        Taxas de conversão: histórica, média e de fechamento;

§        Ganhos e perdas na conversão.

 

 

 

 Carga Horária Básica: 12,0 horas

  topo

 

 

 

 

 

 

CONTABILIDADE PARA ADVOGADOS

 

 Objetivos

            Apresentar, de forma prática e objetiva, os principais tópicos da área contábil de interesse da área jurídica.

 

 A Quem se Destina

            Advogados e profissionais que atuam na área jurídica

 

 Programa

  • Princípios fundamentais da Contabilidade;
  • Informações contábeis e gerenciais e seus usuários;
  • Conceitos de Ativo, Passivo, Patrimônio Líquido, Receita, Custo, Despesa, ganhos, Perdas, Lucros e Prejuízos;
  • Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstrações das Origens e Aplicações de Recursos;
  • Tópicos especiais: liquidez, rentabilidade, valor, lucro, retorno e outros.
  • Escrituração contábil: plano de contas, contas contábeis e livros obrigatórios.

 

 

 

Carga Horária Básica: 8,0 horas

  topo

 

 

 

 

 

 

 

 ANÁLISE DE RELATÓRIOS FINANCEIROS PARA A GERÊNCIA

 

 Objetivos

            O estudo da análise de relatórios financeiros vem incorporando uma importante evolução conceitual e prática, abrangendo formas de avaliação que não se limitam aos índices tradicionais de avaliação.

            O curso considera os principais avanços verificados no instrumental de avaliação da empresa, visando enfocar de maneira mais ampla e moderna a interpretação do desempenho operacional através de casos e situações da realidade das empresas. 

 

A Quem se Destina

            Pelo seu caráter gerencial, o curso se destina a todo profissional envolvido com o controle financeiro, processo decisório e avaliação do desempenho da empresa.

 

Programa

            Interpretação dos demonstrativos financeiros; relatórios em moeda constante; principais indicadores econômico-financeiros de análise; diagrama de índices de desempenho; estudo da liquidez, solvência, ciclo operacional, rentabilidade e lucratividade, e estrutura de capitais; análise giro versus margem; alavancagem financeira e alavancagem operacional; decomposição das taxas de rentabilidade; integração lucro, capital de giro e caixa; modelo dinâmico de projeção e análise do capital de giro; retorno sobre o investimento e viabilidade econômica; como apurar o valor econômico agregado (EVATM); goodwill.

 

 

Carga Horária Básica: 20,0 horas

topo 

 



 

ANÁLISE DO DESEMPENHO OPERACIONAL ATRAVÉS DO ROI (Return on Investment)

 

 Objetivos

            Desenvolver os aspectos mais relevantes dos modelos atuais de avaliação de desempenho e acompanhamento da viabilidade econômica das empresas.

            O tema é tratado de maneira analítica e ajustado à realidade das empresas brasileiras.

 

 A Quem se Destina

            Executivos e profissionais da área financeira preocupados em discutir e reciclar seus conhecimentos e experiência sobre o ROI. Recomendado também a analistas financeiros e investidores.

 

 Programa

            O genuíno resultado operacional e sua importância na avaliação do desempenho econômico; margem de contribuição identificada e o retorno sobre o investimento; modelo analítico de avaliação do desempenho econômico; spread econômico; o retorno sobre o capital próprio e o ROI; análise de giro e margem operacional; diagrama de desempenho; estudo mais aprofundado da alavancagem financeira; risco empresarial; o desempenho por unidade de negócios; ROI e decisões que agregam valor; estratégias financeiras.

 

 

 Carga Horária Básica: 12,0 horas

  topo

 

 

 

CONTABILIDADE GERENCIAL

 

Objetivos

            O curso tem como característica básica a aplicação da Contabilidade de Custos para finalidades gerenciais, auxiliando o administrador em suas tarefas de planejamento e controle, tomada de decisões e avaliação do desempenho da empresa.

 A Quem se Destina

            Empresários, Controllers, Gerentes, Executivos de diversas áreas e demais profissionais interessados em utilizar a Contabilidade e as Finanças das Empresas para fins gerenciais e decisoriais.

 Programa

Estrutura básica da Contabilidade de Custos; custeio por absorção e custeio direto (variável); sistema de custeio por atividades (ABC); avaliação de estoques a preços corrigidos e a preços de reposição: inflação da economia, inflação interna da empresa e preço de reposição; ganhos e perdas na estocagem; custo fixo, custo variável e margem de contribuição; seleção de produtos mais lucrativos; descontinuidade de uma linha de produtos; custo de oportunidade para tomada de decisões; apuração do ROI da empresa, por divisão e por produto; formação do preço de venda a vista e a prazo; formação e uso do mark-up; análise custo-volume-lucro; alavancagem operacional; ponto de equilíbrio contábil, financeiro e econômico; decisões com base em custos: comprar versus fabricar.

 

 Carga Horária Básica: 16,0 horas

  topo

 

 

 

 

CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE

 

Objetivos

            O curso visa desenvolver os instrumentos de controle de gestão necessários ao processo de tomada de decisões. A preocupação básica é a melhoria de qualidade das informações gerenciais, e em seu uso estratégico em ambiente de competitividade empresarial. O enfoque do curso é bastante prático, abordando a realidade da empresa brasileira.

 A Quem se Destina

            Controllers e todo o pessoal envolvido nas áreas de análise, planejamento e gerência financeira das empresas e preocupados em aprimorar sua formação técnica e visão estratégica da atividade empresarial.

 Programa

  • A moderna Controladoria e o gerenciamento da empresa em ambiente competitivo; controles internos;
  • Os diferentes métodos de custeio e seus efeitos sobre o lucro;
  • Nomenclatura e controle de custos: custos diretos e indiretos; custos aplicados ao controle: custos controláveis, sunk costs;
  • Cálculo e aplicações de custos-padrão;
  • Depreciação, amortização e exaustão: conceitos, métodos de cálculos, efeitos fiscais, legislação e escrituração;
  • Controle orçamentário; objetivos e metas do controle; variações orçamentárias e controle gerencial;

 

Carga Horária Básica: 16,0 horas

 topo

 

 

 

 

CUSTOS PARA DECISÃO

 

Objetivos

            Desenvolver as mais importantes técnicas e conceitos de Contabilidade de Custos aplicados às decisões empresariais, de forma a contribuir com a otimização de seus resultados. O curso utiliza a Contabilidade de Custos como instrumento de tomada de decisões empresariais.

 

A Quem se Destina

            Gerentes, analistas de custos, supervisores, contadores e demais profissionais que desejam consolidar seus conhecimentos na área de custos.

 

Programa

  • Conceitos básicos de custos e terminologia contábil; classificação dos custos; objetivos e usos da Contabilidade de Custos;
  • Esquema básico de implantação da Contabilidade de Custos; exemplos de custeio por absorção e custeio direto; planilhas de custos;
  • Custo fixo, custo variável e margem de contribuição; aplicações da margem de contribuição para fins gerenciais; capacidade ociosa; dumping e limitações na capacidade de produção; contribuição marginal;
  • Custos fixos identificados e retorno sobre o investimento; resultados por unidades de negócios; diferentes margens de contribuição; eliminação de produtos e departamentos; custeio baseado em atividades (ABC); atividades relevantes e direcionadores de custos;
  • Fixação do preço de venda; decisões envolvendo comprar ou produzir; target cost; custos de oportunidade e custos de reposição na definição do preço de venda;
  • Relação custo/volume/lucro; margem de segurança operacional; alavancagem operacional e risco; diferentes estruturas de custos; efeitos nas variações nos custos fixos e variáveis.

 

 Carga Horária Básica: 20,0 horas

 topo

 

 

ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

 

Objetivos

            O curso considera os principais avanços conceituais e práticos no estudo da estrutura e análise de demonstrativos financeiros, oferecendo uma visão mais ampla da matéria. Introduz em seu conteúdo estudos avançados sobre rentabilidade, formulações analíticas de desempenho, viabilidade econômica e financeira de um negócio e estrutura de equilíbrio financeiro. Destaque ainda deve ser dado ao estudo da metodologia de apuração do valor econômico agregado, moderno indicador do sucesso empresarial.

 

A Quem se Destina

            Pessoal da área financeira de empresas, analistas financeiros e demais profissionais que demandam uma formação mais sólida e moderna na análise de demonstrativos financeiros.

 

 Programa

1.      Uma visão da empresa pelos demonstrativos contábeis. As decisões financeiras e o objetivo da empresa. Risco empresarial.

2.      O valor do dinheiro no tempo e os demonstrativos contábeis. Realizáveis e exigíveis a longo prazo e suas repercussões sobre o patrimônio líquido.

3.      Comparação dos demonstrativos contábeis nos exercícios sociais. Modificações na posição financeira e posição econômica. Análise horizontal e análise vertical. Valores relacionáveis.

4.      Estudo da liquidez. Capital circulante líquido e a folga financeira. Indicadores de liquidez. Ciclo operacional e giro dos itens operacionais. Padrões de setores. O conceito de equilíbrio financeiro e a necessidade de investimento em giro. Cálculo e avaliação do EBITDA.

5.      Estrutura de capital. Fontes e aplicações de recursos de curto prazo e de longo prazo. Indicadores de endividamento. Estrutura ótima de capital.

6.      Análise da rentabilidade e viabilidade econômica de uma empresa. Alavancagem operacional e alavancagem financeira. Indicadores de rentabilidade. Diagrama de índices. Giro e retorno do investimento.

7.      Medidas do sucesso empresarial: valor econômico agregado (EVATM) e valor agregado pelo mercado (MVA). Estratégias financeiras: investimento, financiamento e operacionais.

 

Carga Horária Básica: 24,0 horas

 topo

 

 

PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ECONÔMICO

 

Objetivos

            O curso tem por objetivo principal desenvolver a aplicação prática do modelo de avaliação do desempenho econômico na empresa. Os participantes, após aulas de revisão da teoria e desenvolvimento do modelo de avaliação, terão um prazo de aplicar o modelo na realidade da empresa, dedicando-se a última aula para apresentação dos resultados e discussões sobre as dificuldades encontradas.

 

 A Quem se Destina

            Profissionais da área contábil-financeira, com bom potencial de entendimento e crescente necessidade de interpretar e analisar os resultados da  empresa. Objetivo: adquirir conhecimentos para implantar um modelo de avaliação de desempenho econômico na empresa.

 

Programa

  • Conceitos básicos: valor e lucro. Objetivo da empresa e valor para o acionista. Medidas de sucesso empresarial: EVATM (Economic Value Added) e MVA (Market Value Added). Direcionadores de valor.
  • Avaliação do desempenho econômico e o modelo da Stern & Stewart. Aplicações práticas. Medidas de desempenho: ROI, ROE, RROI, GAF, EVATM, MVA. Aplicações.
  • Seminário: Implantação do modelo de avaliação econômica na empresa. Os participantes apresentarão, ao final do curso, uma proposta de modelo de avaliação econômica direcionado a realidade da empresa. Serão tratados o desenvolvimento do modelo, usos,  objetivos e dificuldades práticas de implantação.  

 

 

 Carga Horária Básica: 16,0 horas

  topo

 

 

 

 

CUSTO E PREÇO DE VENDA EM EMPRESAS DE VAREJO

 

Objetivos

            Capacitar os profissionais das empresas de varejo a apurarem corretamente seus custos e estabelecerem preços de venda competitivos. 

            O curso é essencialmente prático, utilizando exemplos e casos extraídos da realidade das empresas

 

 A Quem se Destina

            A todos os profissionais que atuam em empresas de varejo nas áreas operacionais, comerciais e de planejamento (gerentes, compradores, vendedores, supervisores etc), e demais interessados em formar conhecimentos sobre custos e preços de venda em empresas de varejo.

            Recomendado também para pequenos e médios empresários do setor varejista que buscam atualização de conhecimentos e melhor qualificação para gerenciar seus negócios.

 

 Programa

  • Como apurar corretamente os custos das mercadorias considerando os aspectos fiscais e  tributários, tempo de estocagem, e condições de pagamento a fornecedores e de venda a clientes;
  • Como formar os preços de venda e estabelecer estratégias competitivas de negociação, administração da margem de lucro;
  • É interessante à empresa manter estoques mais altos? Em que condições interessa investir em estoques? Estoques, custos e preços de venda;
  • Modelo gerencial de controle de resultados operacionais.

 

 Carga Horária Básica: 12,0 horas

  topo

 

 

FINANÇAS CORPORATIVAS E VALOR

 

 

 

CAPITAL DE GIRO E LIQUIDEZ EMPRESARIAL

 

Objetivos

            O curso visa desenvolver conceitos e técnicas voltados aos problemas empresariais de capital de giro e liquidez. Mais especificamente, a prioridade do curso volta-se à avaliação do equilíbrio financeiro da empresa, do controle de seus investimentos em giro e às repercussões das decisões financeiras sobre a liquidez. 

            São considerados, ainda, os impactos sobre os fluxos de caixa determinados principalmente por alterações nos níveis de estoques, fixação de estratégias de vendas, decisões de vendas a prazo e preços de reposição.

 

A Quem se Destina

            Pessoal da área financeira e demais profissionais que demandam por uma formação mais ampla e atual do capital de giro e da posição de liquidez das empresas. A importância da liquidez envolve todas as áreas da empresa comprometidas com  a qualidade de suas decisões, controle operacional e competitividade de seus produtos.

  

Programa

  • Capital de Giro e Avaliação: capital de giro e liquidez; capital de giro (circulante) líquido; ciclos operacionais e financeiros e seus reflexos sobre a folga financeira; a estrutura de equilíbrio financeiro da empresa; análise da necessidade de investimento em giro.
  • Fluxos Financeiros: demonstração do fluxo de caixa; a geração interna de caixa.
  • Planejamento do Capital de Giro: como dimensionar as necessidades de capital de giro; análise pormenorizada dos elementos de giro; análise das tendências da saúde financeira da empresa.
  • Controle e Avaliação do Capital de Giro: overtrading e o efeito tesoura; o crescimento da empresa e seu endividamento;as vendas a prazo e seus reflexos sobre a liquidez; geração de caixa para reposição física dos estoques e  disponibilidade financeira do lucro; estoques a preços de reposição.

  

Carga Horária Básica: 20,0 horas

 topo

 

 

 

MEDIDAS DE DESEMPENHO E CRIAÇÃO DE VALOR: EVATM, MVA, CFROI

 

 

Objetivos

            A moderna medida do sucesso do desempenho operacional é a criação de valor, conseqüência de uma gestão inovadora que avalia a criação de riqueza como seu objetivo principal.           

            O curso volta-se ao estudo das modernas medidas de criação de valor, como: EVATM, MVA, CFROI, entre outras.São consideradas atualmente as mais importantes medidas do desempenho e sucesso das empresas.

 

 Programa

  • Como avaliar o desempenho e o sucesso das empresas; avaliação analítica do retorno sobre o investimento;
  • Agregação de riqueza e o objetivo da empresa; taxa de atratividade do capital;
  • Gestão financeira voltada para o valor da empresa; como medir a riqueza agregada; EVATM, MVA, CFROI
  • Estratégias financeiras que agregam valor; direcionadores de valor

 

 

 Carga Horária Básica: 8,0 horas

  topo

 

 

 

 

GESTÃO BASEADA NO VALOR

  

Objetivos

            O curso tem por objetivo desenvolver as métricas e metodologia da moderna gestão baseada no valor, de maneira a garantir o sucesso da empresa e sua continuidade. São estudadas diversas ferramentas voltadas a criação de valor para o acionistas tratadas as questões fundamentais de sua aplicação na realidade da empresa brasileira.

 

 A Quem se Destina

            A pessoal de diferentes áreas interessados na continuidade e sucesso da empresa.

 

 Programa

  • Valor e lucro; valor para o acionista; medidas do sucesso empresarial; criação de valor e valor econômico agregado.
  • Os interessados na criação de valor; implantação do modelo de gestão baseada no valor; valor de mercado e criação de valor.
  • Estratégias financeiras e vantagens competitivas; capacidades diferenciadoras e direcionadores de valor; objetivos estratégicos.
  • Medida de valor para o acionista; avaliação do desempenho pelo MVA e o  modelo da Stern & Stewart.
  • Os desafios das empresas no ambiente de globalização; empresas destruidoras e criadoras de valor; direcionadores de valor;
  • As métricas de valor; principais ajustes contábeis;
  • Desafios na implantação do modelo de gestão baseada em valor.

 

 Carga Horária Básica: 16,0 horas

topo 

 

 

 

 

 

FINANÇAS PARA EXECUTIVOS NÃO FINANCEIROS

 

Objetivos

            Introduzir os participantes no ambiente das finanças das empresas, capacitando-os a avaliar as várias decisões financeiras e o processo de formação do lucro. 

            Fornecer uma formação bastante clara e prática dos temas atuais relevantes da área financeira, destacando-se como avaliar a situação financeira da empresa, liquidez e rentabilidade, capital de giro e caixa, formação do preço de venda, análise de balanços, endividamento, custo de oportunidade, leverage etc.

 

 A Quem se Destina

            Empresários, executivos, profissionais liberais e  consultores e demais interessados oriundos de áreas não financeiras (Produção, Vendas, RH, Processamento de Dados, Administração etc) e que necessitem de conhecimentos de Finanças Corporativas.

 

 Programa

  • Como Entender as Finanças das Empresas: organograma da área financeira; objetivos da empresa e o atual mundo econômico; competitividade; a dinâmica das decisões financeiras.
  • A Empresa, o Mercado Financeiro e a Economia: a finalidade e as funções do mercado financeiro; mercados a vista, a termo e futuros; o conceito de hedge; produtos financeiros; indicadores de risco; o impacto das políticas econômicas sobre as empresas; como são formados os juros no mercado.
  • Análise dos Relatórios Contábeis: interpretação dos demonstrativos contábeis; como são apurados os lucros; lucro, caixa e capital de giro; fluxos financeiros da empresa; liquidez e retorno sobre o investimento; endividamento.
  • Planejamento Financeiro: como os preços são formados; impostos sobre vendas; margem de contribuição e seleção de produtos mais rentáveis; ponto de equilíbrio; capacidade ociosa e dumping; o moderno custeio baseado em atividades (ABC).
  • Liquidez Empresarial: a folga financeira; liquidez e solvência; como avaliar o capital de giro necessário; equilíbrio financeiro. 
  • Investimento e Financiamento: como avaliar um projeto de investimento; atratividade de um investimento; custo de capital; estrutura de capital; alternativas de financiamento disponíveis no mercado de capitais brasileiro; custos de agency.

 

 

Carga Horária Básica: 20,0 horas

  topo

 

 

 

 

AVALIAÇÃO DE EMPRESAS (Valuation)

Objetivos

            Apresentar a metodologia e discutir a importância de mensurar o valor de mercado da empresa. Desenvolver estratégias de uma gestão baseada no valor, estabelecendo um posicionamento estratégico nos vários níveis organizacionais que promovam a maximização do valor da empresa.

A Quem se Destina

            Diretores, Titulares, membros do Conselho de Administração, administradores em geral, analistas financeiros e todos aqueles envolvidos na gestão estratégica de uma empresa voltada à maximização de seu valor.

 

Programa

  • Objetivos da avaliação; por que calcular o valor da empresa; mitos da avaliação; métodos de avaliação; métodos de avaliação de empresas.
  • Os demonstrativos contábeis revelam o valor da empresa? E o preço de mercado das ações? Princípios de criação de valor.
  • Métricas de criação de valor: valor econômico agregado e goodwill.
  • As estimativas do custo de oportunidade de capital e o risco da empresa; estrutura de uma avaliação.
  • Apuração dos fluxos de caixa para avaliação de empresas: fluxo de caixa disponível da empresa e do acionista; como estimar e interpretar os fluxos de caixa.
  • Formulações e cálculos do valor da empresa; valor explícito e valor contínuo (residual); necessidades de investimentos e estimativas de crescimento; metodologia de avaliação.
  • Caixa e ativos não operacionais; passivos “ocultos”; valor de mercado e valor intrínseco; sinergia na avaliação.
  • Uso de múltiplos na avaliação.
  • Casos de avaliação de empresas no Brasil.

Carga Horária Básica: 20,0 horas

 topo

 

 

 

ESTRUTURA DE CAPITAL E CUSTO DE CAPITAL

 

 Objetivos

            O curso desenvolve toda a teoria de custo e estrutura de capital dentro de uma visão prática e aplicada a realidade das empresas. O tema é atual e amplamente adotado nas estratégias de criação de valor das empresas competitivas. São discutidos no curso casos práticos de estratégias de financiamento adotadas por diversas empresas brasileiras.

  

A Quem se Destina

            Executivos da área financeira e analistas financeiros de investimentos.

 

 Programa

  • Principais teorias sobre estrutura de capital e custo de capital;
  • Entendimento quanto ao nível adequado de endividamento;
  • É possível determinar uma estrutura ótima de capital no Brasil?
  • Cálculo e interpretação do WACC ( custo médio ponderado de capital );
  • Risco financeiro e medida de risco (beta alavancado e beta não alavancado); como calcular o custo de capital no Brasil; benchmark.
  • A estrutura de capital e os conflitos de agency.

 

 Carga Horária Básica: 8,0 horas

  topo

 

 

 FINANÇAS CORPORATIVAS

Objetivos

            Desenvolver a teoria e a prática das Finanças das Empresas - Corporate Finance, dentro de um ambiente de competitividade e inserido seu conteúdo na realidade brasileira.

            Efetivamente, o escopo de Finanças vem apresentando relevante evolução nos últimos tempos, determinando uma necessidade constante de atualização de seus profissionais.

            Dentro da maior complexidade assumida pelos negócios, e de um ambiente econômico que privilegia a agregação de valor e riqueza, o estudo de Finanças apresenta-se como indispensável a todo profissional, permitindo uma compreensão mais ampla da dinâmica das decisões financeiras das empresas.

 

A Quem se Destina

            Executivos da área financeira de empresas, consultores financeiros, analistas de investimentos, Titulares e membros do Conselho de Administração

Programa

  • A dinâmica das decisões financeiras. Objetivos da empresa. Estratégias financeiras. Análise do desempenho operacional. Avaliação crítica do ROI, ROA, e ROE. Alavancagem financeira. Formulações analíticas. Interpretação do EBITDA
  • Valor econômico agregado e valor agregado pelo mercado: EVA e MVA.  Estratégias que agregam valor. Gestão baseada no valor. Modelo de Stern & Stewart de valor de mercado. Lucro e geração de valor. Estratégias financeiras.  Free operating cash flow.
  • Decisões de investimento. Valor presente líquido e taxa interna de retorno. Valor presente líquido e orçamento de capital. Fluxos de caixa.
  • Ambiente financeiro brasileiro. Mercados financeiros. Risco, retorno e custo de oportunidade e orçamento de capital.
  • Custo e estrutura de capital. Teoria de Modigliani-Miller. Limites ao uso de capital de terceiros. Teoria de agency.  Dividendos.
  • Capital de giro e liquidez. Necessidades de investimento em giro. Equilíbrio financeiro.

 

Carga Horária Básica: 20,0 horas

 topo

 

 

ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTO

 

Objetivos

            O curso desenvolve a estrutura básica de elaboração e análise econômica de projetos de investimento de empresas. Discute seus principais aspectos de seleção das melhores alternativas, critérios conflitantes de aceitação de investimentos e a política de investimentos da empresa.

Programa

  • Tipos e classificação de investimentos; estrutura de um projeto de investimento; critérios básicos de aceitação-rejeição; como são tomadas as decisões de investimentos nas empresas.
  • Estrutura dos fluxos de caixa de projetos de investimentos; fluxos de caixa incrementais; projeções; custos irrecuperáveis; efeitos colaterias das decisões de investimentos.
  • Métodos de avaliação econômica: NPV e IRR. A IRR modificada; interpretação e limitações dos métodos; decisões conflitantes; pressupostos básicos dos métodos; critérios de decisão; restrição de capital.
  • Determinação da taxa de desconto de projetos de investimento.
  • Análise de risco de projetos de investimentos; cálculo do beta do projeto como medida de risco; decisão de investimento no contexto de carteira e diversificação.

 

 

Carga Horária Básica: 12,0 horas

  topo

 

 

 

 

 

 

 

MERCADO FINANCEIRO

 

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Objetivos

            Propiciar uma formação básica nos vários instrumentos financeiros e mecanismos de funcionamento do mercado de capitais e financeiro nacional. É preocupação do curso, também, considerar os temas modernos envolvendo modelos de avaliação de risco, securitização de dívidas, avaliação, entre outros.

A Quem se Destina

            A todos os interessados em obter uma visão mais ampla e técnica do mercado financeiro nacional, destacando-se pessoal da área de finanças e bancos, profissionais liberais, investidores, assessores financeiros.  

Programa

  • Intermediação econômica; investimento, poupança, renda e riqueza; desenvolvimento econômico e mercado de capitais.
  • Sistema financeiro nacional; órgãos normativos, instituições bancárias e não bancárias.
  • Mercados financeiros; mercado monetário, mercado de crédito e mercado de capitais; financiamentos a longo prazo.
  • Títulos de renda fixa: avaliação e risco; duration; convexidade.
  • Mercado de ações; abertura de capital e lançamento de ações no mercado; valor intrínseco, nominal, patrimonial e de mercado das ações; operações com ADR; análise fundamentalista.
  • Governança corporativa; Novo Mercado.
  • Carteiras de investimento; diversificação de risco; fronteira eficiente; modelo de Markowitz; modelo de precificação de ativos.

  

Carga Horária Básica: 16,0 horas

 topo

 

 

 

TEORIA DO PORTFOLIO E INVESTIMENTOS

 

Objetivos

            O curso tem por objetivo estudar a moderna teoria de carteiras, destacando sua formação, diversificação, desempenho e combinação ótima dos títulos em carteiras de investimentos. É demonstrado no curso, ainda, o desempenho de um título quando individual e quando inserido no contexto de uma carteira, os benefícios da diversificação de carteiras para os investidores e a avaliação de carteiras e do processo de análise de investimentos.

Programa

  • Mercados financeiros; títulos financeiros; medidas estatísticas de risco aplicadas à avaliação de títulos e de carteiras: média, variância, coeficiente de variação, covariância e correlação.
  • Variância e combinações de títulos; diversificação e risco; carteiras eficientes e fronteira eficiente; risco diversificável e risco sistemático.
  • Análise e seleção de carteiras; estimação de coeficientes betas
  • Taxa livre de risco, carteira de mercado e prêmio pelo risco de mercado.
  • Modelo de precificação de ativos (CAPM); reta característica; security market line; reta do mercado de capitais.
  • Retorno exigido; risco Brasil; determinação do custo de capital no Brasil em projetos com dívidas e sem dívidas; aplicações do CAPM no mercado brasileiro; fatores determinantes do risco de empresas; betas de investimentos

                                                   

 

 Carga Horária Básica: 16,0 horas

  topo

 

 

 

 

AVALIAÇÃO DE TÍTULOS DE RENDA FIXA

 

Objetivos

            O curso visa desenvolver os instrumentos de avaliação de títulos de renda fixa disponíveis no mercado. É dado maior destaque ao enfoque prático do curso, facilitando todo o processo de aprendizagem.

  

Programa

  • Matemática financeira aplicada à avaliação de títulos de renda fixa.
  • Precificação de títulos de renda fixa; retorno; yield to maturity; current yield; fatores que afetam o retorno dos títulos; coupon bond; zero coupon; ágio e deságio.
  • Cálculo e interpretação da duration; duration de títulos e de carteiras; propriedades da duration; taxa de juros, preço de mercado dos títulos e duration.
  • Volatilidade dos títulos de renda fixa; fatores que determinam a volatilidade
  • Estrutura temporal das taxas de juros;
  • Risco de variação das taxas de juros; modelo da duration; duration e imunização; duration modificada;
  • Significado econômico da duration; convexidade; variações nas taxas de juros e convexidade.

  

 

 

Carga Horária Básica: 12,0 horas

topo

Copyright © 2004 - Instituto Assaf. Todos os direitos reservados.